quinta-feira, 26 de maio de 2011

DICAS DO BLOG LOJA TUPPERWARE

Como servir queijos e vinhos

A chegada dos dias mais frios vem sempre acompanhada pelo desejo coletivo de ficar mais tempo em casa, ao redor da mesa e deliciando-se com iguarias típicas da estação. Um dos temas mais bacanas usados em reuniões com amigos é a chamada “noite dos queijos e vinhos”. Para que a sua escolha seja um sucesso, preparamos algumas dicas que auxiliam na organização do jantar.


Montagem
- Selecione quais os queijos que serão servidos, considerando um consumo médio de 250 à 300 gramas por convidado.
- Coloque os queijos em tábuas, inteiros, sem embalagens ou rótulos. Para deixar a apresentação mais charmosa, use bandeirinhas dos países para indicar os tipos de queijos.
- Em cada tábua, deve-se uma faca própria para não misturar sabores.
- Pães são ótimos acompanhamentos tanto dos queijos quanto dos vinhos, mas evite os temperados como os de alho e de lingüiça, que interferem no sabor dos queijos. Os mais apropriados são mini banquete, centeio preto, baguete, o pão italiano, o francês e os pães rústicos. Não esqueça as torradas, bolachas salgadas para acompanhar os queijos cremosos.
- Para dar mais opções aos seus convidados, lembre-se de que os frios são também bons amigos dos vinhos e que a variedade desses produtos é imensa.
- Os guardanapos, talheres, pratos e copos apropriados devem ser arrumados à parte num canto da mesa ou bancada auxiliar.

Tipos de Queijos

Brie: Queijo macio, não prensado de massa cremosa. Sabor peculiar, marcante, mas não muito forte, que se acentua com o tempo. Para acompanhar, nada melhor que um vinho tinto encorpado e envelhecido.
Camembert: Queijo macio, não prensado, de sabor ligeiramente picante e casca de cor branca.
Emmental: Queijo de massa cozida prensada de sabor suave, levemente adocicado e de casca vermelha. A massa tem buracos ou olhos.
Fundido: Queijo de sabor suave, macio e brilhante. Acompanha bem pão, bolachas, ideal para fondue e ótimo para pratos com camarão.
Gorgonzola: Queijo com veios azuis proporcionados pelos fungos que estão no interior de sua massa cremosa e quebradiça, sabor picante.
Gouda: Queijo de massa firme prensada, de sabor muito suave, semi mole.
Gruyére: Queijo de massa cozida prensada, tem sabor de avelã, textura lisa com pequenos buracos.
Provolone: Queijo de massa dura prensada, é liso, branco, cremoso, fresco, de sabor suave, que se torna mais picante ao envelhecer.
Roquefort: Queijo fabricado com leite de ovelha. Sabor forte e picante.

Dicas

Os queijos devem ser comprados na véspera da recepção. Observe o
prazo de validade e a consistência que deve ser elástica ao toque, sem soltar soro.

Para melhor conservar os queijos, mantenha-os sob refrigeração na Arara 400ml, ideal para conservar frescos os alimentos com alto teor de água. Lembre-se apenas de retirá-los da geladeira uma ou duas horas antes de servi-los para que recuperem a textura e o sabor.

Agora é só chamar os amigos e se divertir!

Fonte:
http://www.lojatupperware.com.br/blog/2011/05/como-servir-queijos-e-vinhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PODE QUEM PENSA QUE PODE!
Sua opinião É muito importante. Obrigada!